Dia da Fundação do Reino Unido de Nova Astúrias e Santiago
- Sua Alteza, o Príncipe Real Guilherme Ávila Borgón-Villas Buenas de la Rosa
- 8 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2022
Hoje o Reino Unido de Nova Astúrias e Santiago comemora seu primeiro aniversário. No Reino, o 11 de julho é conhecido como Dia da Fundação, data extremamente importante para Nova Astúrias e Santiago, marco inicial do projeto.
O povo runasco acompanhou unido, o ponto alto do dia na Praça do Acanto Dourado, com o Desfile Marcial das Forças Armadas do Reino, que foi seguido pelo Desfile Escolar de Tetuán com a execução do Hino Runasco.
Vários Reis e Nobres estrangeiros convidados ao evento puderam acompanhar os desfiles a partir das sacadas da Pousada dos Reis, localizada na Praça do Acanto Dourado. Figuraram dentre os presentes:
Sua Majestade Imperial Ninus II de Pathros.
Sua Majestade Real Abbas I da Escorvânia e Sua Alteza Alya Al Feres, Princesa da Escorvânia e Sheika do Líbano.
Sua Majestade Real Karl III da Nova Normandia, Sua Sereníssima Alteza Real Henry Mompean, Lorde Príncipe de Jersey e Sua Graça Barão Augusto de Orgueil.
Sua Majestade Real Mehmet I da Turquestônia e Sua Alteza Real Nasser Kovakköy, Príncipe da Coroa da Turquestônia.
Sua Majestade Real Karl Gustav I da Prússia.
Sua Alteza Sereníssima Dom Hiran de Belo Horizonte, S. Ex. ª Natasha Xavier, Ministra de Estado dos Assuntos Externos e a S. Ex. ª Jade Tannure, Duquesa da Savassi, ambas de Belo Horizonte.
Sua Alteza Suleyman Al-Feres, Emir Regente do Khanjar e a Sua Alteza Real Ali Al-Feres, Herdeiro de Piratini.
Sua Majestade Real Marina I do Manso e S. Ex. ª Juliana Lacerda, Primeira Ministra do Manso.
Sua Majestade Real e Paulista Gustavo I de Bauru e São Vicente e Sua Alteza Sereníssima Rogério de Ribeirão Preto.
Sua Majestade Imperial e Real Kaizer Viktor I de Deltária e S. Ex. ª Martin Ødegaard, Secretário de Estado das Relações Exteriores, de Deltária.
Sua Majestade Imperial Dom Pedro Henrique de Rozaria e SS. Exs. ª Petrus Rodrigues, Ministro das Relações Exteriores e Samuel Fonseca, Chanceler do Gabinete imperial, ambos de Rozaria.
Sua Majestade Católica Tiago III de Espanha.
Sua Majestade Real Calebe de São Salvador, SS. Exs. ª Eduardo de Alcântara, Primeiro Ministro de São Salvador e Augusto Yaxley, Presidente do Parlamento Salvadorenho.
Sua Graça Conde Henrique de Bouyafar, soberano de Andorra.
Na Praça do Acanto Dourado também ficam o Palácio do Executivo, o Palácio do Moderador, da saca do qual Carlos I assistiu aos desfiles, e a Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, onde ocorreu sua Coroação. Ao fim do desfile Sua Majestade assumiu a dianteira de um pequeno cortejo real equestre em frente à Catedral e partiu em despedida ao povo runasco e demais autoridades presentes, rumando a Estação Ferroviária de Tetuán para tomar um trem à Tânger.
Na Cidade Ducal de Tânger, recebido com grande ovação, mais uma vez ao som do Hino Runasco, Sua Majestade tomou montaria em seu cavalo, de pelagem preta e branca, cores símbolo da Casa Real Novasturiana de Borgón-Villas Buenas, e partiu rumo à Capela de São Marcelo de Tânger, onde logo mais realizará a Investidura dos Cavaleiros da Ordem Equestre de Borgón-Villas Buenas.
O pequeno cortejo real equestre serviu de desfile aos runascos da cidade de Tânger, que acompanharam Sua Majestade desde a Estação Ferroviária até à Praça Verde. De fronte à Capela, na praça, Carlos I foi recebido por seus pais, Sua Majestade Imperial e Real Boris IV da Bulgária e a Sua Majestade Imperial e Real Haya Al Feres, Consorte da Bulgária, com os devidos cumprimentos do protocolo real e depois com um abraço.
Antes da entrada na Capela, no coreto da Praça Verde, Sua Majestade proferiu o Discurso do Dia da Fundação, e ao fim do mesmo adentrou a Capela de São Marcelo de Tânger para realizar a Investidura dos Cavaleiros da Ordem Equestre de Borgón-Villas Buenas, a honraria de maior grau do Reino. Finaliza-se assim o primeiro dia das festividades nacionais.
No Reino Unido de Nova Astúrias e Santiago, a Semana Real, que começa no Dia da Fundação (11 de julho), com os desfiles na Praça do Acanto Dourado na Capital Nacional e Cidade Real de Tetuán e terminam no Dia do Rei (20 de julho) com a comemoração do natalício de Sua Majestade, na Capital Provincial e Cidade Real de Torreão; é o tempo de festividades do sentimento patriótico do povo runasco. Em cada dia da Semana Real, Sua Majestade visita as capitais provinciais do Reino.
S.A.R. Guilherme Ávila Borgón-Villas Buenas
Yorumlar