Criação da Ordem de Carlos I
- Carlos I de Nova Astúrias
- 20 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

Reino Unido de Nova Astúrias e Santiago
Tetuán
Gabinete Real
20 de julho de 2022
Nós, Carlos, Pela Graça de Deus, Defensor da Fé, Rei de Nova Astúrias e Santiago, Príncipe da Bulgária, Grão Duque de Dobruja, Duque de Tetuán, Marquês de Nessebar, Baronete de Lavrinhas, Senhor de Villas Buenas, Grão-Mestre da Ordem Equestre de Borgón-Villas Buenas e da Ordem do Leão Azul, como é de nosso Real Desígnio, rogando preces à Santíssima Trindade e sob os auspícios de Nosso Patrono São Marcelo de Tânger, declaramos e ordenamos a todos que este virem, que se cumpra e faça cumprir os seguintes termos do presente,
DECRETO REAL
n. 36-2022
através do qual, criamos e instalamos a Ordem de Carlos I, em comemoração de Nosso primeiro natalício enquanto Monarca do Reino Unido de Nova Astúrias e Santiago, dessa forma oficializamos esta data como feriado do Dia do Rei. Será a Ordem de Carlos I regido pelo presente

Regra da Ordem de Carlos I
I . Será Sua Majestade Real e Católica o Rei de Nova Astúrias e Santiago, e após Ele, Seu herdeiro e sucessor, o Grão-Mestre e Soberano da Ordem de Carlos I, sobre quem recairá a preservação, interpretação e revisão desta Regra sendo dele o direito exclusivo a decisão sobre quem e de que forma se concederão, elevarão ou demoverão seus membros.
II. A Ordem de Carlos I, doravante simplesmente referenciada como a Ordem, será a terceira do estamento das ordens honoríficas do Reino Unido de Nova Astúrias e Santiago, estando abaixo da Ordem do Leão Azul.
III. É estabelecida com o fito de homenagear cidadãos runascos ou estrangeiros do apreço de Sua Majestade, bem como seus amigos e familiares mais próximos, que de diferentes formas contribuíram para com os propósitos de Sua Majestade.
IV. A Ordem consiste de apenas um grau, Cavaleiro. Sendo seus membros reconhecidos como Cavaleiros de Carlos I, com tratamento especial de Honorável Cavaleiro.
V. A associação à Ordem é hereditária, para servir de lembrança ao herdeiro do condecorado Nosso apreço em elação ao seu genitor. Sendo, nesse caso, o herdeiro, reconhecido como Cavaleiro Hereditário, sem tratamento especial.
VI. O galardão poderá ser retirado por Sua Majestade a qualquer tempo, caso o condecorado venha ferir qualquer critério subjacente a sua admissão na Ordem ou seus princípios gerais.
VII. A Ordem poderá ser vestida ou disposta com qualquer outra ordem que o indivíduo possuir e, caso tal indivíduo possua brasão de armas pessoal, poderá ser incluída na composição heráldica de tal brasão.
VIII. A aparência da insígnia da Ordem de Carlos I são as abaixo anexadas:
[CLIQUE NA IMAGEM PARA EXPANDIR]

Sua Majestade Real e Católica
Carlos I Elias
Rei de Nova Astúrias e Santiago,
Príncipe da Bulgária, Duque de Tetuán,
Baronete de Lavrinhas, Senhor de Villas Buenas.
Comments